domingo, 20 de abril de 2008

Refletindo


Glitter Text @ Glitterfy.com

glitters

Estou numa fase de auto conhecimento e confesso que tem sido complicado. Não é fácil reconhecer as próprias limitações.
Estou tão irritada que só a voz de determinadas pessoas já me irritam! Uma vontade de ficar sozinha e minha casa está cheia de gente, e eu não vou maltratar ninguém, né!
Estou me sentindo tão vazia, tão sem rumo.
Sou muito infantil, muito romãntica, colococo a minha felicidade sempre nas mãos de outros.
Eu queria me sentir amada! Mas como alguém vai me amar se nem eu mesa gosto de mim. Me maltrato, me desprezo! Deixo as pessoas me humilharem, faço coisas que não quero somente pra agradar.
Não sou boazinha, tenho um monte de defeitos, mas, será que não mereço ser amada? Não mereço alguém que cuide de mim, pelo menos um pouquinho?
To cansada, muito cansada de cuidar.

SENTIDO-SE BEM - Feeling GoodA TERAPIA PARA APRENDER COMO FAZER MUDANÇAS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS.

Este livro é um bestseller nos Estados Unidos e apresentamos uma síntese pela importância das informações nele contidos.
Neste livro Dr. Burns fala em Terapia Cognitiva – um nome enfeitado para "aprender a pensar usando lógica". Esta terapia é simples e você pode aprender a usar em si mesmo, ajudando a eliminar sintomas, trazendo modificações positivas em sua vida e minimizando futuras recaídas. (Nos EUA esta técnica é ensinada por terapeutas a pacientes, num período de doze semanas, conforme citado em detalhes no Prisioneiro do Medo).

A terapia Cognitiva pode trazer os seguintes benefícios:
1. Melhora rápida de sintomas principalmente em depressão moderada.
2. Entendimento: do porque e o quais são as causas da depressão.
3. Autocontrole – aprendizado de técnicas e estratégias seguras e efetivas que serão usadas quando "as coisas começarem a ficar deprimentes".
4. Prevenção e crescimento pessoal: através da analise de idéias preconcebidas e erradas.

O primeiro passo da Terapia Comportamental é entender e aprender que todos seus estados mentais são criados por seus pensamentos, eles refletem como você enxerga as coisas, suas atitudes e crenças, sua interpretação do mundo e de você mesmo. VOCÊ SE SENTE DE UMA CERTA MANEIRA NESTE MOMENTO, POR CAUSA DE SEUS PENSAMENTOS.
Por exemplo: se você achou interessante o texto acima, pensou: Puxa uma coisa tão simples e lógica e talvez possa me ajudar! E sentiu uma emoção positiva. Ou você pode ter pensado: Ah, comigo isto não funciona, nada funciona, não adianta nem tentar. (Se você já embarcou numa viagem de negativismo, pare agora e volte ao texto).
Quem criou estes dois estados mentais?
Foram os pensamentos que você desenvolveu após a leitura do texto. Portanto, seus pensamentos criam suas emoções!
O segundo princípio é que quando você está deprimido, seus pensamentos são dominados por persistente negativismo. Você percebe o mundo e a si mesmo de uma maneira negra e sem brilho. E o que é pior, você acabará acreditando que as coisas são tão ruins quanto pensa.
O terceiro princípio é o mais importante: estudos indicam que os pensamentos negativos que causam sua depressão, quase sempre são totalmente distorcidos, não verdadeiros. Ainda que estes pensamentos pareçam válidos, você vai aprender que são irracionais, irreais, e que esta maneira "enroscada" de pensar é a maior causa de seu sofrimento. Isto é muito importante, porque sua depressão, provavelmente, não é baseada em uma percepção acurada da realidade, mas fruto de sua maneira errada de perceber as coisas. Por exemplo, quando você diz: "Eu vou ser sempre assim", está se colocando um rótulo (como se fosse um vidro de geléia, em vidro de geléia a gente coloca rótulo, porque a geléia vai ser sempre geléia), e rotular é uma forma de distorção mental (outras formas podem ser encontradas em O Prisioneiro do Medo).
Durante períodos de depressão você perde grande parte de sua capacidade de pensar com clareza e discernimento, e tem problemas para colocar fatos e acontecimentos em perspectiva. Acontecimentos negativos aumentam de importância até que passem a dominar totalmente sua realidade – e você não consegue perceber que estas distorções estão acontecendo. Quanto mais deprimido e miserável você se sente, mais distorcidos se tornam seus pensamentos.
Dr. Burns indica três maneiras de lidar com seus sentimentos.

PENSAR – ANALISAR- PRATICAR
1.Treine-se para reconhecer e escrever pensamentos de autocrítica assim que eles passarem por sua mente.


2. Aprenda porque estes pensamentos são distorcidos, analisando.

3. Pratique responder a eles, racionalmente, e assim desenvolver um sistema de auto-avaliação mais realístico. (por exemplo, se você se diz: Eu não consigo sair da cama hoje! A menos que você tenha alguma deficiência física, é claro que pode sair da cama).

Acabe com o NADISMO, em sua vida. Isto significa parar de fazer nada o tempo todo. Passar o dia olhando as paredes e repetindo que nunca nada vai mudar não vai te fazer sentir melhor. Faça alguma coisa. Começar a responder a pensamentos distorcidos de maneira racional pode ser o primeiro passo. Se você for esperar até se sentir com vontade, seu erro é acreditar que a vontade vem primeiro e leva a ação. Mas funciona ao contrário, primeiro AÇÃO-MOTIVAÇÃO-SUCESSO.

12 PASSOS PARA SUA RECUPERAÇÃO1. PERSISTÊNCIA – Muitas pessoas acham que felicidade é algo que acontece na vida delas, mas felicidade é uma conquista, uma construção, assim como recuperação: ela é resultado de muita persistência, de uma constante vigilância de nossos pensamento,da troca de hábitos antigos negativos por novos positivos. Vá com calma, dê tempo ao tempo e tenha paciência de esperar as coisas e os objetivos se concretizarem.

2. ESTIMULANTES - Pare imediatamente com o uso de substâncias que contenham cafeína, (café, chocolate, coca-cola, guaraná) pois aumentam a ansiedade. O álcool e o cigarro também contribuem e prejudicam a recuperação do nosso organismo.

3. EXERCÍCIOS - É uma ferramenta importante no combate a ansiedade, a caminhada além de ser de graça queima químicos que causam ansiedade e liberam endorfinas que nos faz sentir bem.

4. RELAXAMENTO E MEDITAÇÃO - Relaxamento é importante componente para diminuir ansiedade. Não é possível ficar tenso e relaxado ao mesmo tempo. Se você usar estes recursos junto com meditação e pensamentos positivos, sua tensão nervosa tende a diminuir e desaparecer. Relaxamento físico e mental pode ser conseguido através da prática constante de relaxamento progressivo e da meditação que o ajudará a apagar arquivos negativos de sua mente..

5. DETERMINAR OBJETIVOS - Tente toda semana dar pequenos passos em direção à recuperação, nem que sejam "Passos de neném". Pode ser: a caminhar 5 minutos, ir até a esquina, visitar alguém, fazer algo de que gosta e deixou de fazer a muito tempo. Uma caminhada de mil passos começa com o primeiro.

6. EXPOSIÇÃO - Nós nos mantemos Prisioneiros do Medo quando deixamos que ele domine nossa vida e passamos a evitar situações e coisas. Quando você enfrenta seus medos você está se libertando. Inicie sua exposição pelo menos 5 minutos por dia. Respeite suas limitações, mas não deixa que elas o dominem.

7. AFIRMAÇÕES: - Afirmações são frases que você se diz, coisas que você quer que venham a acontecer. São palavras de coragem e autoconfiança que virão influenciar seus pensamentos e sentimentos. É dizer a verdade antes que ela aconteça. Outra maneira de usar afirmações é dizer a mesma frase (sempre se focando no que você quer, esqueça o que não quer), umas cem vezes todas manhãs. Você tem sua cabeça cheia de mensagens negativas? Ou você está se dizendo: "Eu posso fazer isto!" e outras mensagens positivas? Lembre-se: seus pensamentos se tornam realidade você é o que PENSA que é.

8. ESCREVER - Escrever a frase em diversos lugares que você pode ver durante o dia todo, ou escrevê-la umas 20 vezes por uns 21 dias. É provado que são necessários 21 dias para se mudar a maneira de pensar sobre algo. Gravar frases positivas para você escutar também ajuda.

9. VIVER NO PRESENTE - Viver um dia de cada vez, não deixando que as dores do passado ou o medo do futuro interfiram com sua recuperação e progresso.

10. COMUNICAÇÃO - Fale com as pessoas que o amam sobre seu problema. Não transforme o segredo em outro inimigo. Você terá de gastar muito tempo e energia tentando esconder dos outros, use esta energia de maneira positiva. Na hora da crise procure ajuda.

11. HUMOR - Estudos concluíram que rir causa o efeito contrário do stress, isto é: bem estar, e melhora a resistência do nosso sistema imunológico, o riso é a aeróbica da alma. Desligue a TV, leia algo engraçado, faça algo divertido, escolha amigos divertidos, comece seu dia com um sorriso e sorria o dia todo seu cérebro vai receber esta mensagem positiva.

12. CULTIVAR ALGUM TIPO DE ESPIRITUALIDADE - Pessoas que acreditam em Uma Força Maior são mais confiantes e esperançosas. Espiritualidade pode ser despertada quando entramos em contato com a natureza, lemos algo belo e construtivo, quando ajudamos ou amamos alguém quando aprendemos a nos amar.



8 comentários:

Cristeli disse...

Oi achei seu blog e estava lendo ele...adorei...tbem estou na luta de emagrecer...estou conseguindo,ja fiz Terapia Alternatia com Florais de Bach...muito bom,conhece os florais?
bjos,se der passa la no meu cafofo tomar um chimarão

Paula disse...

eu amo essa musica da ana paula...
somos obras primas, criadas por deus, e temos que cuidar deste corpo que ele nos deu...
os problemas vem...vem sim, quem disse que seria facil?mas tenhamos fé, e parece que as coisas se amenizam...
beijos

Caixinha Slim da Ci disse...

oi gi... quando eu li "Sou muito infantil, muito romãntica, colococo a minha felicidade sempre nas mãos de outros.", eu me identfiquei muito!
É.. eu sei que é dificil, realmente a gente precis se amar, cuidar de nós mesmas.. mas é claro que tb keremos nos sentir amadas e nos sentir querida e saber que há pessoas cuidando da gente tb, isso é muito importante tb...

Luciana Campos disse...

Ei querida!

Estou passando aqui pra desejar uma semana light maravilhosa pra vc...

Um beijinho.

Luciana

Anônimo disse...

Eu ainda naum entendi como eh teu msn... depois vc me passa?!
Eu axu q todas já sentiram um pouco do q vc esta sentindo...
E esse texto do sentindo-se bem... vo copiar depois pra ler com mais calma =D
bjinhos

carla Tv. disse...

eu no fala muito portuguez pero entendi , fico feliz , vc ten muita rason ....beijos from london , eu falo espanol .

Anônimo disse...

Nossa Gi, falou e disse! Eu também sou muito assim, de depositar minha felicidade nas mãos dos outros, mas ninguém a não ser nós mesmos tem esse poder, não é? Eu sou tão nervoso e irritado que às vezes preciso parar e contar até dez para não explodir rs. Mas que bom que estamos aprendendo a administrar isso, né? Se cuida, bjão!

Cristiane disse...

Parabéns e obrigada pelo recadinho, adorei essa mensagem, nos estimula a nos conhecermos, e tenha certeza que voc consegue lutar e vencer pelo que voc quer,thau e um belo dia e otima semana

thau:Cris