domingo, 13 de abril de 2008

Balanço da semana

beer




Amadas,
Ontem eu como já tinha avisado tomei umas cervejas, foi fatal! Passei muito mau, coloquei tudo pra fora. Acho que estou fraca pois pra compensar a festa comi menos durante o dia.
Mas tudo bem. Não quero ficar neurótica, quero viver minha vida e aos perder peso aos poucos.
Já mudei muito, não tomo refrigerante, não como chocolates, quase não como pão branco, como frutas, verduras. Acho que estou indo bem.
Fui à academia 4 vezes essa semana, e na terça andei o dia todo.
Hoje estou tomando muito mais água que o costume pois sei que o álcool desidrata o corpo.
Ontem tirei umas fotos e não gostei muito. Ainda não estou contente.
Acho que perdi peso essa semana, pois na balança da farmácia acusou menos 1,300 kg mas só vou mudar minha réguinha quando voltar na nutri dia 22.
Quero retornar ao endocrinologista pra fazer uns exames e ver como anda o controle hormonal. Não tenho mais a glândula tireóide e tomo hormônio todos os dias, portanto sempre tenho que controlar.
Andei lendo uns artigos legais sobre ansiedade e obesidade, vale a pena conferir.







Estresse engorda, sim. Mas não é somente um reflexo psicológico de compensação oral, como se costumava dizer. Há um aumento de apetite, fruto de uma reação combinada de agentes químicos desencadeada pela tensão. São neurotransmissores e hormônios que, além de aumentar a fome, provocam o acúmulo de gordura, principalmente nas regiões abdominal, do tronco e rosto. De nada adianta também regimes malucos ou exercícios mal-feitos se você está insatisfeito com sua vida. A insatisfação e a infelicidade também dificultam o processo de emagrecimento, pois isto também gera estresse, mesmo que inconscientemente. Busque,primeiro, sua felicidade, seja no amor ou na vida profissional. Nem sempre um casamento que está se arrastando é a solução. A comodidade no trabalho ou na relação também prejudica nossa felicidade. Pense nisso, a vida é muito curta para não tentarmos ser felizes! O estresse leva a hipófise (glândula de secreção situada no centro do cérebro) a produzir mais hormônio ACTH, por motivos ainda não muito bem-esclarecidos. Este estimula a glândula supra-renal a produzir mais cortisol (hormônio conhecido como cortisona natural). O cortisol, quando em excesso, inibe a leptina, substância reguladora do apetite e que age no hipotálamo. O cortisol permite também uma maior retenção de líquidos e maior síntese e acúmulo de gordura. Dessa forma, os dois fatores combinados - o apetite maior e o metabolismo propício ao acúmulo de gordura -levam à obesidade. A adrenalina, também em altas taxas em situações de tensão, tem ação no sistema circulatório e acaba por alterar algumas funções metabólicas.

0 comentários: