quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ansiedade

meisje

Gente to ficando boa nesse negócio de blog, rsrsrsrs

Graças a Deus a malhação me fez um bem danado, estou me sentindo melhor. Comi direitinho sem cometer nenhuma falta.

Somente tenho me sentido tão ansiosa, uma sensação horrível.

Lendo alguns de meus arquivo achei esse bem legal sobre ansiedade.

CONFRONTANDO A ANSIEDADE.por Renato Cirumbolo - cirumbolo@ig.com.br

ANSIEDADE: QUERER CONTROLAR O FUTURO NA IMAGINAÇÃO.

A sociedade induz o indivíduo ao vício, costumes, religião, "o certo é", ... , ensina coisas erradas: "é bom esperar", "as coisas vão melhorar", "o amanhã é maravilhoso", ... Você assume uma postura independente (um pouco de cada coisa) buscando sua realização (viver melhor). Espírito Independente (consciência de si).

Somos educados para servir (primeiro os outros) = "educados" x nossa individualidade = conflito entre certo e errado. Ninguém é igual. Cada um é um (isso gera choque). É preciso coragem para assumir o melhor para si. É preciso enfrentar você. É olhar para mim mesmo. O poder está em nós. É você aprender a lidar com você.Felicidade é saber ser. É um estado. Ninguém pode te fazer feliz. É uma conquista interna.

A pergunta é: Como é que agente lida com agente?Todo estado é causado pela cabeça: as emoções, o "feeling", o destino, ... É preciso mudar a energia mental. Tudo que você sente depende da sua escolha, daquilo que você dá importância, portanto cabeça boa é tudo.A ansiedade altera o corpo: respiração, estômago, cabeça, stress, ... é como andar freando. Tudo que vem de baixo para cima é emoção (são ondas). Tudo no peito é sentimento. Na insônia a cabeça não pára (aflição/superagitação). Tudo isso anula a gente, a habilidade (dá branco), daí você começa a sentir-se incapaz ("será que vou conseguir?"). Quanto mais complexo de inferioridade, mais negatividade e fracasso.

Quanto maior a ansiedade, menor a capacidade de criatividade.Preocupação leva a ansiedade (atividade fantasiosa) criar um conflito com a realidade/sentido (agora). Qualquer coisa fora do agora é "zona da imaginação" (criar algo) boa ou ruim (versus a realidade da hora). Ansiedade está relacionada com o futuro e não com o agora. É agir não se sabe quando. Uma disfunção que gera intensa tensão (uma coisa querendo sair e uma coisa para segurar). Você só faz o que der (nada mais).

Preocupação é diferente de Ocupação.O mau uso da capacidade de fantasiar nos faz sentir mal. A natureza se interessa pelo funcional. Não há um certo absoluto. Preocupação é coisa negativa do futuro e acredite é sempre mau (piração). Todo ansioso é tóxico. Todo tipo de aflição é uma maldade.Paz mental é a calma, é se dedicar ao aqui (presente), é ação (ativo), diferente do aflito (doente), ansioso (parado/compasso de espera). Esperar é ficar parado (fechado), quieto para vir a ser. Negamos o nosso presente: as pessoas, o céu, a saúde, as oportunidades, ... Tudo é alterado. As condições vêm e ninguém faz por você. Você comanda a mudança da cabeça ("dentro sou eu").

Cuidado com as fofocas. Pergunte-se: O que eu estou fazendo aqui? Como mexer!Homem que se preocupa com o amanhã é visto pela sociedade como um homem responsável, não é? Isso é uma doença mental: seguro de vida, preocupação com filhos, ... Responsabilidade aparece onde você está habilitado (por exemplo: trabalhar, dirigir, ...) e não tem a ver com dramalhão do futuro. Ninguém segura o futuro hoje. O que virá no futuro vai ser o que for.Trabalho e dedicação para alcançar os objetivos, estando aberto a novas decisões no meio do caminho, é diferente do ansioso (que já está lá). Não precisa a ilusão do "tem que ser".

Jesus: "Meu pai é meu pastor e nada me faltará". O futuro Deus dará mesmo.

Ansiedade gera medo (ir brecando). É diferente de Expectativa. Toda cabeça boa implica em coisas boas na vida. Ansiedade/medo é uma pressão que vem de fora para dentro, são formas pensamentos que você tem, mas não é você. É a consciência que escolhe e não os pensamentos.A mente (automatizada) aprende e reaprende (dirigir um carro mecânico, depois um automático, depois novamente mecânico). Pensar mal do futuro é uma ameba e você pode destruí-la. Não há o que não aprendemos ou desaprendemos. Isso não compõem você. Pode ser substituído. Eu arbítrio grava o que quiser. É a lucidez, a escolha. O resto é o seu inconsciente. Muda a mente que muda tudo (é um reflexo).Situações existem, problemas não. A situação muda sozinha, não é preciso fazer nada (não esquenta). Não é falta de responsabilidade. Você ajuda ou piora a situação.

São as pessoas que mais você ama (e que te amam) que provocam as maiores dores: os pais, irmãos, namorado, marido, esposa, amigos, ... Você só aprende mesmo pela inteligência ou pela dor. O mau só pode fazer o mau, por exemplo, quando se castiga uma criança, quando os pais "em nome do amor" batem no filho, quando a mulher acha que o parceiro "vai melhorar e amanhã será melhor", ... O bom é sempre bom. Usar a inteligência para ensinar a criança a desenvolver seu potencial, adquirir confiança em si, ... traz resultados melhores.Não precisa pensar no futuro. Você pode aceitar ou não o mau. Pensar em você para ter a mente no seu bem estar ("eu não quero mais sofrer isso", "não quero mais preocupação com nada", "o mau não vai mais me dominar", ...). FODA-SE ! (é o tiro certo).

Se você não faz ansiedade tudo muda, é a Paz Mental.É importante entrar em contato com o que é. Tem muita coisa boa na nossa vida aqui e agora. É uma maneira de ver as coisas no presente. Provocar uma certa disciplina. Tudo o que há de bom. Se algo é desagradável enfrenta, estude (tudo tem solução). Reconheça as causas e evite-as (não fuja!). O meu melhor presente me garante um melhor futuro. Se ponha no presente e se domine ("não viaje na maionese").

Saia da posição de vítima e fique do seu lado ("eu sei só o que sei", "eu faço só o que posso").

No presente eu posso fazer o que gosto. Minha vida é feita por minhas emoções e sensações. É levar a sério o meu bem estar. Tomar a total responsabilidade pelo que faço ("eu quero me confrontar como eu faço").Não desprezar o presente que é a única coisa que você pode sentir. Ordem mental é fundamental. Valor do tempo, por exemplo: uma fruta (semente - árvore - fruta - colheita). O ansioso tem uma visão do tempo distorcida, ele quer tudo para ontem e assim despreza o presente. Enfrenta e peça ajuda se for preciso. Não use a ansiedade para fugir (imagem distorcida: "acha ou pensa que"). Confronte seu complexo de inferioridade (são as ilusões). O fim da ansiedade é nossa disposição de aceitar o aqui e o agora.

por Renato Cirumbolo - cirumbolo@ig.com.br

11 comentários:

Caixinha Slim da Ci disse...

ooooi Gi.. ameeeeeeei esse texto, acho que estava precisando mais do que nunca ler essas palavras!!!
e com vc, amiga, tudo bem??? como está??
Ainda bem que já estamos na sexta feira ne..
Bjimmmm =**

Roberta... disse...

Oi Gi...
Tô vendo vc toda animada com a academia rsrs mas tenho que te confessar que toda animada com a caminhada, como tem me feito bem pois agora consigo controlar a ansiedade e o estresse rsr além que tô queimando calorias né.
Em relação ao post anterior os seres humanos são complexos amiga a melhor maneira de não nos decepcionarmos e sempre irmos comendo pelas beiradas, por mais que tenhamos a vontade de se abrir temos que sempre ter uma pitada de cautela rs.
Bjos pra vc

Anônimo disse...

Oii Gisele!
Obrigada por entrar no meu blog. Adorei o seu, está muito bonito!Vou passar sempre aqui.
Academia é ótiiimo, estou louca pra fazer.

Miss Blueberry disse...

Olá, não li o texto ainda pq tô caindo de sono, passei para falar um oi. Mas gostei do título, hehehe.

Li o post anterior e sabe o que me parece? Que vc está numa fase de se reconstruir. Por isso a tendência a se isolar: para refletir.

Beijos, td de bom.

Luciana Campos disse...

Ei amiga, bom dia...
Beijocas
Lu

Paula disse...

este texto é otimo gi,
amei!
sexta...huhuhuhuhu
aproveiteos o findy!
como vc anda?
hummm...parece que esta na fase de "reconstruções" e rever pensamentos e conceitos...isto é bom...
um beijao

Ju disse...

Giiiiiiiii! Vc passou no meu blog um tempo atrás e deixou o seu myspace. Eu fui até lá mas não conseguia comentar de jeito nenhum, alías, não sei mexer naquilo... hahahha Aí tava na caixinha slim da ci e vi seu comentário. Voltarei aqui mais vezes, tá? bjinhos

Natália Maria disse...

Oi Gisele!!!!!!
Que legal esse texto sobre a ansiedade... Na verdade antes eu dizia q era gorda pq era ansiosa.. mas isso nunca foi verdade.. heheh

Bjinhos, te addrei tah!?!?

Tatiara disse...

Nova aqui;;;

Você escreveu isso tudo para mim?

Beijão.

Cris disse...

Ai amiga,
É incrivel as coisas que a gente se submete p ficar em forma, emagrecer.....que não nasceu com genética de magra sofre mesmo, eu que o diga!
Eu sou ansiosa, preocupada, tudo, mas com a idade fui melhorando e sinto que a cada ano melhoro um pouco...adorei o texto!
Beijos Cris.

Anônimo disse...

Por que nao:)